Redes de EI e EF

Priorização curricular para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática em Santa Catarina 

Boas práticasCurrículos de EI e EFEmbaixadores da BNCC

A embaixadora da BNCC Sônia Regina Victorino Fachini é assessora pedagógica da Undime Santa Catarina. Sabendo das dificuldades trazidas pela pandemia e o fechamento das escolas, em 2021 ela iniciou a produção de um material para apoiar o trabalho do professor em Língua Portuguesa e Matemática em todas as redes de ensino do estado. Selecionou o que é prioritário de ser abordado com as turmas de 1o e 2o anos, levando em conta o referencial curricular estadual e, quando finalizado, pretende apresentar para as equipes das secretarias municipais catarinenses em um vídeo ao vivo.

Para chegar até aqui, muito trabalho foi feito. Em diálogo com as secretarias, Sônia percebeu que as redes municipais conhecem a BNCC, mas têm poucas informações sobre o referencial curricular e os currículos locais, o que pode ter sido agravado pela mudança de cerca de 70% dos dirigentes municipais do estado em 2021. Verificou também que as aulas foram suspensas em Santa Catarina apenas nos 30 dias iniciais da pandemia, e em seguida houve atendimento sem interrupções dos estudantes – de forma presencial, remota e com atividades impressas. Os professores e gestores precisaram se adequar rapidamente e pensar em propostas para os diferentes contextos. “Esses desafios deixaram ainda mais evidente a importância de os educadores terem um material de apoio para direcionar o trabalho. A escuta sobre suas necessidades também se mostrou essencial”, conta.

Sônia então realizou um vídeo ao vivo para os educadores da rede sobre priorização curricular e pode ouvir seus comentários. Também fez um formulário para reunir as sugestões de professores dos 1os e 2os anos e sistematizou os temas indicados nas mais de 652 respostas, vindas dos profissionais de 98 municípios catarinenses. Eles apontaram a importância de estarem previstas na priorização as habilidades relacionadas à educação financeira, musicalização, ao socioemocional e às questões ambientais. 

 

Plano de Ação

O objetivo do plano de ação de Sônia é a elaboração de materiais para apoiar a priorização curricular de Língua Portuguesa e Matemática com as turmas de 1o e 2o anos. Leia o passo a passo construído por Sônia para alcançar seus objetivos:

  1. Reunião com Coordenadora de Etapa de Ensino Fundamental e redatoras do primeiro ciclo de alfabetização da Implementação da BNCC de SC para apresentação e convite à realização da proposta;
  2. Disponibilização de materiais aos educadores para estudos sobre currículo de transição, mapas de foco da BNCC, documentos de reorganização curricular já produzidos e outros sugeridos;
  3. Redação da primeira versão do documento;
  4. Entrega do documento para apreciação dos professores e coleta de feedback;
  5. Análise, ajuste do documento, se necessário e revisão do documento;
  6. Divulgação e realização de webconferência para apresentação aos municípios pela Undime SC.

 

Veja também: 

Reportagem sobre o trabalho da Embaixadora

Vídeo em que Sônia participou

Indicadores de EI/EF de Santa Catarina

Análise sobre ensino de Matemática