Redes de EI e EF

Projeto de recuperação das aprendizagens em Goiânia (GO) 

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Cíntia Camilo é técnica da secretaria municipal de Educação de Goiânia e Embaixadora da BNCC, e tem como um dos focos de sua atuação subsidiar o trabalho pedagógico dos professores alfabetizadores e ampliar o público das ações formativas. “Realizamos diversas ações para as turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, o que envolveu diagnóstico das aprendizagens, sistematização dos resultados, reuniões formativas com os professores e produção de propostas de intervenções”, conta.

Entre os temas das formações, a articulação do currículo com o planejamento das aulas, especificidades do processo de alfabetização e estrutura do componente curricular de Língua Portuguesa. Também foi escrito um documento com propostas de intervenções do professor, apresentando possibilidades de como fazer propostas levando em conta o nível de aprendizagem de cada criança. “Mesmo sendo em um período difícil de pandemia, os professores tiveram boa receptividade e conseguiram observar os avanços nas aprendizagens dos estudantes. No geral, os professores gostam das mudanças que a BNCC trouxe, mas têm certa dificuldade de planejar considerando o conhecimento escolar e o vivido pelo estudante”, diz Cíntia. 

 

Plano de Ação

O plano de ação de Cíntia tem como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores alfabetizadores. Para isso, a técnica elaborou orientações pedagógicas para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Veja como a embaixadora está estruturando seu trabalho:

  1. Definição dos elementos centrais e elaboração da estrutura do documento de orientações pedagógicas; 
  2. Apresentação da estrutura do documento para aprovação da Superintendência/Diretoria Pedagógica e Coordenadorias Regionais de Educação (CRE); 
  3. Produção das orientações pedagógicas (incluindo o instrumento de avaliação diagnóstica, as planilhas de acompanhamento das aprendizagens e as possibilidades de mediações);
  4. Realização de reuniões para apresentação das orientações e instrumentos para os apoios técnicos dos professores, por Coordenadorias Regionais; 
  5. Apresentação das orientações pedagógicas (instrumentos de avaliação diagnóstica, planilhas de acompanhamento das aprendizagens das crianças e possibilidades de mediações) para aprovação e para os professores do 1º e 2º ano; 
  6. Aplicação e correção da 1ª avaliação diagnóstica, inclusive a de fluência em leitura; 
  7. Análise e sistematização da avaliação diagnóstica e preenchimento da planilha de acompanhamento das aprendizagens on line; 
  8. Socialização dos resultados da avaliação de fluência em leitura; 
  9. Proposição de intervenções a partir dos resultados e acompanhamento do desenvolvimento das ações;
  10. Identificação dos níveis de aprendizagens dos alunos por turma para proposição de intervenções;
  11. Acompanhamento do desenvolvimento de intervenções;
  12. Aplicação da 2ª avaliação diagnóstica e proposição de encaminhamentos para 2022;
  13. Socialização dos resultados da avaliação diagnóstica;
  14. Proposição de encaminhamentos para 2022, com perspectiva de implantação da Política de Alfabetização da gestão 2021-2024.

 

Veja também: 

Reportagem sobre o trabalho da embaixadora

Indicadores de EI/EF em Goiás

Indicadores de EI/EF de Goiânia

Vídeos sobre políticas e práticas de alfabetização

 

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