Redes de EI e EF

Recuperação das aprendizagens dos estudantes e formação dos professores em Carmo do Cajuru (MG)

Boas práticasCurrículos de EI e EFEmbaixadores da BNCC

Juliana Gomes Chagas, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Carmo do Cajuru, em Minas Gerais, e embaixadora da BNCC, tem como ação central aprimorar a intervenção pedagógica para apoiar a recuperação das aprendizagens dos estudantes, diminuindo os impactos causados pela pandemia. 

Para que os professores possam realizar melhores intervenções, a secretaria promove avaliações diagnósticas com os estudantes que já retornaram às aulas presenciais – o que está ocorrendo de forma progressiva desde agosto -, verificando o que eles ainda não sabem e o que precisam aprender. Com os resultados em mãos, o planejamento das aulas será feito de forma mais precisa para potencializar o desenvolvimento dos estudantes. 

Em paralelo, as formações continuadas dos professores já incluem as reflexões sobre a recuperação das aprendizagens e do acolhimento dos professores estudantes. No Ensino Fundamental foram trabalhadas as competências socioemocionais. Na Educação Infantil, BNCC e o currículo, direitos de aprendizagem e campos de experiência na prática, planejamento de contextos de aprendizagem na creche e na pré-escola, espaços tempos e materiais e registros e documentação pedagógica. “Temos visto os resultados das formações continuadas nas práticas docentes, que trazem novos olhares sobre as atividades propostas, considerando a aprendizagem e o protagonismo dos estudantes”, conta Juliana.

A secretaria contratou mais professores para, em parceria com os educadores responsáveis por cada turma, darem atenção específica aos estudantes que mais precisam avançar. “Nossas ações são articuladas, tendo como objetivo principal a implementação do currículo e da BNCC. Os desafios são muitos e as iniciativas precisam ser implementadas com qualidade, então a equipe procura ser eficiente e ágil”, conta. 

 

Plano de Ação

O plano de ação de Juliana tem como objetivo aprimorar a intervenção pedagógica para apoiar na recuperação das aprendizagens e na implementação da BNCC e do currículo na rede municipal de Carmo do Cajuru. Leia o que a Embaixadora levou em conta para alcançar seus objetivos:

  1. Realização de uma avaliação diagnóstica dos estudantes após o retorno híbrido ou presencial;
  2. Orientação para os professores revisarem com os estudantes os conteúdos mais essenciais já trabalhados, mas que tiveram os piores resultados na avaliação diagnóstica;
  3. Contratação de mais profissionais para apoio pedagógico aos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem;
  4. Reorganização do currículo a partir da avaliação diagnóstica para que o aluno desenvolva e consolide as habilidades essenciais e desenvolva aquelas que apresentaram maiores dificuldades;
  5. Orientação dos professores para realizarem um acompanhamento individual, com registros sistemáticos dos avanços de cada aluno e terem clareza dos que precisam serem alcançados;
  6. Promoção de diálogo permanente entre o professor de apoio e o professor regente para que ambos tenham um conhecimento preciso sobre a situação da aprendizagem do estudante;
  7. Realização de reuniões periódicas com professores de apoio e demais responsáveis pelo processo de recuperação da aprendizagem, em grupo e individualmente, para colaborar com sugestões para as intervenções pedagógicas.

 

Veja também: 

Reportagem sobre o trabalho da embaixadora

Vídeo em que Juliana participou

Indicadores de EI/EF de Minas Gerais

Indicadores de EI/EF de Carmo do Cajuru

Vídeos sobre priorização curricular