Ensino Médio

Educação Profissional e Técnica: acesse estudos, análises e experiências de sucesso da modalidade

Boas práticas

A Educação Profissional e Técnica (EPT) é uma modalidade de ensino prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sua finalidade é proporcionar uma formação geral ao estudante e o preparar para o mundo do trabalho.

A EPT é oferecida no ensino médio e também no superior, podendo constituir um itinerário formativo contínuo de aprendizagem ao longo da vida. Tanto no ensino médio, quanto no superior, a oferta da EPT busca promover uma habilitação profissional de qualidade. Deve ser organizada, planejada e desenvolvida a partir das diretrizes nacionais da EPT (Resolução 1/21 do CNE/CP).

No site do Observatório da Educação Profissional e Tecnológica você pode saber mais sobre os princípios, os critérios, as formas de organização, de planejamento, de avaliação, de validação de competência e certificação que devem ser considerados por todas as redes e instituições de ensino na oferta dessa modalidade.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao estabelecer as competências e habilidades essenciais que os estudantes devem desenvolver, reconhece a importância da EPT. Uma educação que prepare os jovens tanto para seguir para a educação superior, quanto para o mercado de trabalho. E é através da BNCC que o ensino médio busca flexibilizar o currículo, permitindo a diversificação de trajetórias educacionais e a incorporação de itinerários formativos voltados à educação profissional.  

Abaixo, reunimos, com apoio da equipe do Observatório de EPT, estudos, análises e experiências de sucesso em diversos lugares do país. Confira!

 

Análises e estudos:

Desafios e possibilidades para o desenvolvimento da educação profissional técnica no Brasil. Acesse aqui a pesquisa completa. Se preferir, aqui está o resumo

Acesse aqui o especial do Valor Econômico sobre a possibilidade de ampliação da EPT.

 

Inspire-se

Novo Ensino Médio: itinerários de formação técnica e profissional na Paraíba

Projeto de incentivo à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no sertão de Pernambuco tem transformado a rotina de estudantes e docentes na cidade de Araripina. Conheça o curso de energia renovável e formação de educadores, que faz parte de  um grande projeto desenvolvido na cidade: o curso em Sistemas de Energia Renovável realizado em parceria pelo Itaú Educação e Trabalho, pela Auren Energia, Schneider Electric, Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco e a Escola Técnica Estadual (ETE) Pedro Muniz Falcão. 

Energias renováveis são o futuro do planeta’ e aqui  você pode conhecer como o projeto impacta estudantes e voluntários na cidade. 

Formação técnica em agroindústria com foco em cacau, oferecido em Ilhéus (BA), celebra a cultura local, gera oportunidades para jovens e muda mentalidades para formar protagonistas do chocolate. Itinerário de produção do cacau une ensino básico e superior.

‘O mundo das artes sempre foi a minha casa’: estudantes de João Pessoa (PB), conta a importância da ETP para a economia criativa e como a modalidade a incentivou a seguir seus sonhos. 

Entenda melhor

Educação Profissional e Tecnológica Emancipatória: Juventudes e Trabalho. Publicação do Itaú Educação e Trabalho destaca os desafios do Ensino Médio, uma etapa importante para o desenvolvimento integral dos jovens

Guia de Implementação do Itinerário da Formação Técnica e Profissional (FTP): material auxilia o trabalho das redes de ensino de maneira prática por meio da apresentação de diferentes formas de estruturação da oferta da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no contexto do Novo Ensino Médio.

Ensino Profissional e Técnico no Brasil: construção de engajamento de parceiros sociais. Relatório apresenta recomendações para o Brasil expandir com qualidade a EPT e torná-la mais relevante para o setor produtivo, beneficiando jovens de diversos perfis. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Itaú Educação e Trabalho (IET) juntos produziram e traduziram o relatório.

 

Últimas