A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define as aprendizagens essenciais que todos os estudantes da Educação Básica têm o direito de aprender. Foi homologada em 2018 para todas as etapas de ensino e hoje está sendo implementada em todo o país.
Quais os objetivos e o que muda com o Novo Ensino Médio?
Com o Novo Ensino Médio, a ideia é desenhar uma nova estrutura para a etapa, pensando em dar ao jovem mais protagonismo, oferecer saberes mais conectados aos desafios do mundo de hoje e preparar para o mundo do trabalho. Na prática, isso se concretiza com uma estrutura dividida em duas partes: uma que é comum
A implementação da BNCC ocorre de forma desigual no país, mas há evidências de que está avançando. A principal delas é em relação aos currículos, que estão alinhados à BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em 99,9% das redes municipais e 100% das estaduais. No Ensino Médio, em 100% das redes. Mas, como em qualquer política pública, o trabalho é permanente: é importante que as políticas estruturantes de educação sejam também adequadas e que as secretarias e escolas continuem adaptando as práticas pedagógicas de acordo com seus currículos.
Na sala de aula, a BNCC promove a integração de conhecimentos de forma mais abrangente, conectando os conteúdos escolares com a realidade local e nacional. E mais: ela promove o desenvolvimento integral dos estudantes, contemplando não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também socioemocional, físico, ético e cultural. É a primeira vez que um documento nacional direciona a educação dessa forma.
Como a BNCC pode apoiar o combate às defasagens de aprendizagem e o alcance da equidade?
Por indicar os direitos de aprendizagens dos estudantes do norte a sul do país, de escolas urbanas ou do campo, a BNCC é um importante indutor da equidade. Em relação a combater a defasagens de aprendizagem, também há ganhos: secretarias e professores têm em seus currículos a indicação do que está previsto para os estudantes saberem a cada ano e, com isso, podem estruturar seus planejamentos de acordo com as necessidades dos estudantes.