Dos 92 municípios fluminenses, 90 já têm seus currículos alinhados à BNCC. O esforço da Undime, das secretarias municipais de educação e dos conselhos municipais de educação de todo o estado são essenciais para construir esse cenário. 

Mas existem municípios que ainda precisam avançar para que 100% da população fluminense esteja mobilizada pela educação. Isso porque uma rede de ensino com currículo alinhado à BNCC possibilita que as equipes das escolas tenham um mesmo ponto de partida para seu planejamento com os estudantes, o que é ainda mais essencial neste momento de retorno às aulas presenciais e de dificuldades relacionadas à pandemia.

Aqui no Observatório de Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio há uma área de Indicadores que mostra os dados de cada município fluminense. Procure neste link pela sua localidade! Você encontra os dados do Censo Escolar, vê informações sobre o seu currículo e comparações com o restante do estado. É essencial conferir se os dados relacionados ao currículo estão corretos. Veja a que mais se aproxima da sua realidade e, se necessário fazer alguma alteração, não deixe de indicar neste formulário.

Conheça as opções sobre a situação do currículo encontradas no Observatório: 

  1. Alinhado (quando o currículo em uso já estiver alinhado à Base, sendo ele o referencial estadual que o município aderiu ou um documento que foi adaptado ao referencial estadual); 
  2. Em andamento (quando o currículo estiver sendo modificado, sem uso de outro currículo alinhado à Base);
  3. Não iniciado (quando a equipe não tiver escolhido como alinhar seu currículo ao referencial estadual, ou não tiver começado a fazer o currículo);
  4. Sem informação (quando não há registro sobre o processo). 

 

Caso precise fazer atualizações, clique aqui ou no botão “Atualize dados da sua rede”  localizado na página de seu município nos Indicadores do Observatório. Você vai preencher um formulário e nossa equipe vai realizar as alterações necessárias. 

 

A seguir, encontre reportagens que podem te interessar: 

[Análise] Ensino da Matemática em diálogo com a BNCC

93% dos municípios brasileiros têm currículos alinhados à BNCC 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco: movimento@movimentopelabase.org.br