Redes de EI e EF

Na rede estadual do Piauí, grupos de professores representam sua região e replicam formações

Boas práticasCurrículos de EI e EFEmbaixadores da BNCC

Gabriela Santos Oliveira Rodrigues é técnica da secretaria estadual de educação do Piauí e Embaixadora da BNCC. Seu trabalho inclui o acompanhamento das formações continuadas dos professores na rede. Como o estado é dividido em 12 regiões, chamadas de territórios de desenvolvimento, em cada um deles são organizados encontros formativos com quem atua com diferentes componentes curriculares. Em seguida, esses educadores ficam responsáveis por realizar formações com todos os municípios de seu território para profissionais da mesma área. 

Em 2021, parte das formações continuadas puderam ser realizadas de forma presencial, respeitando os protocolos sanitários necessários durante a pandemia. “As formações já parecem estar contribuindo para a prática dos professores. Em 2022 está prevista a continuidade do trabalho, quando vão replicar as formações nos municípios e finalizar o ciclo”, conta Gabriela.

 

Plano de Ação

O plano de ação de Gabriela tem como objetivo acompanhar as formações continuadas dos professores na rede. Veja como a embaixadora está estruturando seu trabalho:

  • Realização de encontros formativos em seis pólos, divididos por consórcio entre municípios, com profissionais que lecionam em diferentes componentes curriculares, na educação infantil e sobre o ciclo de alfabetização. 
  • Repercussão dos que participam dos encontros, formando os professores dos municípios do consórcio em que fazem parte.

 

Veja também: 

Reportagem sobre o trabalho da embaixadora

Indicadores de EI/EF do Piauí

Reportagem sobre implementação dos currículos

Últimas