No recomeço das aulas, é preciso incluir nos planejamentos pedagógicos de secretarias de educação e escolas a implementação dos currículos alinhados à BNCC e a recomposição das aprendizagens dos estudantes. É essencial olhar para trás e avaliar o que deu certo até aqui, as práticas que precisam ser intensificadas e transformadas. Afinal, todos os estudantes têm o direito de aprender, não é mesmo?

Os novos currículos já são realidade no país. Em 100% das redes estaduais e 99,9% das redes municipais, os currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental estão alinhados à BNCC. Para o Ensino Médio, são 100% das redes estaduais e distrital que têm referenciais curriculares de acordo com a BNCC e o Novo Ensino Médio. Ter os currículos alinhados é um importante passo para que as orientações dessas políticas públicas cheguem em sala de aula. É preciso também ter coerência entre as demais políticas estruturantes, como formação de professores, avaliações e materiais didáticos (veja pesquisas que verificam essa coerência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e a que verifica os desejos e necessidades dos estudantes de Ensino Médio), e se refletir nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas e na prática dos professores.

Já a recomposição das aprendizagens é essencial porque no período da pandemia, em 2020 e 2021, foram acentuadas a evasão, as desigualdades de oportunidades e a defasagem das aprendizagens. É preciso realizar recorrentes avaliações diagnósticas das aprendizagens dos estudantes e priorizar conhecimentos e habilidades para então garanti-los ao longo do ano.

Separamos alguns links de reportagens, vídeos e materiais que podem apoiar o planejamento de volta às aulas e a recomposição das aprendizagens em 2023:

Materiais alinhados à BNCC para guiar o planejamento dos educadores em 2023

Material de apoio ao professor para recomposição das aprendizagens dos estudantes

Traz 132 fichas para direcionar o planejamento dos educadores de Língua Portuguesa e Matemática para o Ensino Fundamental. A iniciativa é do Movimento pela Base, Nova Escola e Instituto Reúna, com apoio do Instituto Rodrigo Mendes. Acesse aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

Guia da Implementação dos currículos alinhados à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental: 

Guia da implementação

Apresenta orientações e reflexões sobre as práticas educacionais para apoiar gestores de rede na implementação dos novos currículos alinhados à BNCC e está organizado em 9 capítulos. A flexibilização curricular é tema do capítulo 8, que traz referências para pensar: quais objetivos de aprendizagem e habilidades são essenciais e devem ser priorizados considerando o retorno presencial às escolas? Como organizar a flexibilização curricular para atender às demandas de aprendizagem de todos e de cada um dos educandos? O Guia é uma iniciativa do Movimento pela Base, com realização técnica da Comunidade Educativa CEDAC, em parceria com a Undime. Acesse aqui

Troca de experiências com municípios de Barcarena (PA) e Suzano (SP) e reflexões da Comunidade Educativa Cedac para o planejamento pedagógico de 2023

Abaixo, assista ao vídeo ao vivo realizado em junho sobre o essencial da BNCC e, neste link, os alguns dos momentos da transmissão:

 

Importante contemplar ações de educação antirracista. Para isso, é preciso refletir sobre preconceitos e repetições de atitudes. Veja nesta reportagem o que é e como colocar em prática a educação antirracista.

E mais: conteúdos para apoiar a recomposição de aprendizagens pós-pandemia, entre eles:

  1. Experiências de oito redes de ensino sobre recomposição das aprendizagens que podem apoiar o entendimento sobre o assunto e como colocá-lo em prática;
  2. Três pesquisas realizadas sobre o tema;
  3. Materiais e sites de apoio.

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