As semanas pedagógicas 2024 estão começando. É hora de sentar, se organizar e planejar!

Para este ano, existem muitos temas a serem trabalhados em sala de aula. Mas não podemos deixar de ter um olhar atento para a recomposição das aprendizagens. É fundamental revisitar os conteúdos de maneira personalizada, levando em conta o ritmo e o perfil de cada criança e jovem, buscando consolidar essas aprendizagens, para que ninguém fique para trás.

Saiba mais: 4 temas para trabalhar na escola em 2024

Um bom norteador nessa análise é o Material de apoio ao professor para recomposição das aprendizagens dos estudantes. São 132 fichas para direcionar o planejamento dos educadores de Língua Portuguesa e Matemática para o Ensino Fundamental.

 

Para realizar o planejamento pedagógico, é importante ter como farol a BNCC e os novos currículos alinhados a ela. Ali estão as aprendizagens essenciais em cada etapa escolar, contemplando conhecimentos, habilidades e competências que os estudantes devem desenvolver. Mas por onde começar? Selecionamos alguns materiais para auxiliar você, gestor(a) e professor(a), nesse processo:

Para colocar em prática a educação integral

As Competências Gerais no Currículo

Produzimos uma série de vídeos curtos explicando cada uma das 10 Competências Gerais da BNCC que estruturam a proposta de educação integral da BNCC. Nela, você vai encontrar orientação de como inserir e trabalhar cada uma das competências gerais nos documentos curriculares, quais áreas do conhecimento cada uma delas está mais intimamente relacionada, além de exemplos de práticas pedagógicas e de que habilidades devem ser inseridas nos currículos. O material traz uma visão mais concreta de como as competências gerais vão estar presentes na formação dos alunos.

Saiba mais: Educação integral ou tempo integral? Entenda a diferença

Curso Competências Gerais da BNCC

Com o objetivo de orientar o planejamento de práticas pedagógicas que desenvovlam uma educação integral ao longo de toda Educação Básica, o Movimento Pela Base deu apoio técnico à criação de um curso online, gratuito e com certificação sobre as Competências Gerais. O curso foi elaborado pela Nova Escola em parceira com a Fundação Lemann e o Instituto Inspirare.

Para entender como colocar em prática a BNCC e os novos currículos

Guia de implementação da BNCC

Organizado em 10 capítulos, o documento abrange a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e apresenta orientações e reflexões sobre as práticas educacionais para apoiar gestores de rede na implementação dos novos currículos alinhados à BNCC.

BNCC em profundidade

Uma série de vídeos com insumos para pensar a reelaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos à luz da BNCC, explicando as principais mudanças por disciplina non Ensino Fundamental.

Para quem é da Educação Infantil

Campos de Experiência

Os bebês e crianças pequenas aprendem e se desenvolvem por meio de experiências do cotidiano, que devem ser planejadas com intencionalidade pelos professores. Nesse sentido, o material Campos de Experiências – PDF interativo explica de forma resumida os conceitos fundamentais da proposta, trazendo a brincadeira e a interação como eixos estruturantes e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada faixa etária.

Parâmetros Nacionais da Qualidade da Educação Infantil

A publicação tem como objetivo apoiar professores e gestores no planejamento e execução de práticas pedagógicas alinhadas aos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil e à BNCC, trazendo inspirações para o planejamento por meio de relatos de práticas.

Continue acompanhando o Movimento pela Base e confira mais materiais que podem apoiar o planejamento das semanas pedagógicas acessando nossa seção de materiais.

Últimas