Matriz curricular
Alguns dos pilares do Novo Ensino Médio são a expansão de carga horária anual para o mínimo de 1000 horas e a oferta de Formação Geral Básica (FGB) e de Itinerários Formativos (IF) para os estudantes.
A FGB é a parte curricular comum referente à BNCC e que todos os estudantes têm o direito de adquirir, independentemente de suas áreas de interesse. De acordo com as matrizes curriculares, todos os estados apresentam carga horária para todos os 12 componentes curriculares das 4 áreas do conhecimento.
Os Itinerários Formativos são formados por Projeto de Vida, Eletivas e Aprofundamentos. O Projeto de Vida busca apoiar o aluno na construção de um sentido para sua jornada educacional e para seu futuro, a partir de reflexões e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. As Eletivas são componentes opcionais para que os estudantes explorem diferentes temáticas e áreas do conhecimento. Os Aprofundamentos devem ser escolhidos pelos estudantes de acordo com seus interesses e permitem uma aprendizagem de novas habilidades mais focadas no que os estudantes buscam para si.
A matriz curricular apresentada na tabela abaixo é uma média da quantidade de aulas semanais que todos os estados apresentam para cada um dos 12 componentes curriculares e para as 3 partes estruturantes dos Itinerários Formativos. São consideradas 40 semanas no ano, a hora-aula compreende 50 minutos e a carga horária anual (CHA) é indicada em horas-relógio.
CHA: carga horária anual em horas-relógio;
Matriz Curricular para Ensino Médio em Tempo Parcial Diurno;
Tudo que faz parte de IF e não está identificado como Projeto de Vida e Aprofundamento foi classificado como Eletiva.
Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/pdfs/PLITO.pdf
Plano de Implementação (PLI)
O Plano de Implementação do Novo Ensino Médio (PLI) é o documento norteador das redes estaduais e do Distrito Federal para implantação do Novo Ensino Médio. O PLI é citado na Portaria nº 649 de 2018 do Ministério da Educação, que institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio, e estabelece que um dos objetivos do programa é apoiar as secretarias de educação na elaboração e execução do PLI. A portaria apresenta ainda as dimensões mínimas que as redes de ensino devem incluir em seu PLI, entre elas diagnóstico da rede, cronograma e formação continuada.
Após a elaboração dos PLIs, as redes enviaram os documentos para análise da COGEM/MEC. As informações apresentadas nos gráficos abaixo estão disponíveis no caderno técnico “Análise e Sistematização dos Planos de Implementação do Novo Ensino Médio das 27 Unidades Federativas - 2022” publicado pela Coordenação Geral do Ensino Médio, do Ministério da Educação (COGEM/MEC) em dezembro de 2022. O material apresenta e analisa 21 dimensões que devem fazer parte dos PLIs.
16 Dimensões validadas no PLI (AC): Arquitetura, Governança, Estudos e Diagnósticos: Docentes, Estudos e Diagnósticos: Transporte Escolar, Estudos e Diagnósticos: Alimentação Escolar, Estudos e Diagnósticos: Expectativas da Comunidade Escolar, Estudos e Diagnósticos: Perspectivas do Mundo do Trabalho, Estudos e Diagnósticos: Experiências de Flexibilização, Visão, Princípios, Premissas e Metas, Formação Continuada, Normativos, Cronograma físico-financeiro, Tecnologia da Informação, Pessoas, Materiais Didáticos, Estratégias para promoção da equidade urbano-rural, de gênero, social e étnico-racial
5 Dimensões não validadas no PLI (AC): Estudos e Diagnósticos: Infraestrutura Escolar, Estudos e Diagnósticos: Parcerias Potenciais, Infraestrutura e Suporte, Articulação com Parceiros, Comunicação e Mobilização
Dimensões validadas no PLI
Dimensões não validadas no PLI
Fonte: caderno técnico "Análise e Sistematização dos Planos de Implementação do Novo Ensino Médio das 27 Unidades Federativas - 2022" (MEC)
Histórico de alinhamento dos referenciais curriculares estaduais
Tocantins alinhou seu referencial curricular em 2022
Quantidade de Redes Estaduais com referenciais curriculares alinhados
Média da carga horária de formação geral básica e itinerários formativos no contexto regional e nacional
- Formação geral básica
- Itinerários formativos
Situação das regulamentações estruturantes
- Concluídas
- Em andamento
- Não iniciadas / Sem informação
Conheça as regulamentações estruturantes e os documentos relacionados
- Concluídas
- Em andamento
- Não iniciadas / Sem informação
Cronograma da implementação
27 estados estão na mesma etapa
Arquitetura
27 estados estão na mesma etapa
Parcerias
4 estados estão na mesma etapa
Aproveitamento de estudos
4 estados estão na mesma etapa
Notório saber
8 estados estão na mesma etapa
Itinerário de formação técnica e profissional (EPT)
26 estados estão na mesma etapa
Progressão das aprendizagens
23 estados estão na mesma etapa
Educação a distância
24 estados estão na mesma etapa
Cronograma da implementação: Concluída
27 estados estão na mesma etapa
Arquitetura: Concluída
27 estados estão na mesma etapa
Parcerias: Em andamento
4 estados estão na mesma etapa
Aproveitamento de estudos: Em andamento
4 estados estão na mesma etapa
Notório saber: Em andamento
8 estados estão na mesma etapa
Itinerário de formação técnica e profissional (EPT): Concluída
26 estados estão na mesma etapa
Progressão das aprendizagens: Concluída
23 estados estão na mesma etapa
Educação a distância: Concluída
24 estados estão na mesma etapa
Fonte: Conselhos Estaduais de Educação
Escolha de livros do PNLD pelas escolas estaduais de Ensino Médio, por objeto
Número absoluto e percentual de escolas que escolheram materiais do PNLD
Observação: Objetos 3, 4 e 5 do PNLD 2021 ainda não estão disponíveis para escolha e distribuição, conforme Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio
Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)