Indicadores de implementação da BNCC e do Ensino Médio

Ensino Médio

Alagoas

Este relatório foi gerado a partir da plataforma Observatório da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, uma iniciativa do Movimento pela Base.

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Alagoas: Panorama geral

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Referencial curricular aprovado e homologado

Carga horária mínima das escolas estaduais de Ensino Médio no estado, a partir de 2022: 3.160 horas

Data de homologação do referencial curricular

19/04/2022

Matriz curricular

Alguns dos pilares do Novo Ensino Médio são a expansão de carga horária anual para o mínimo de 1000 horas e a oferta de Formação Geral Básica (FGB) e de Itinerários Formativos (IF) para os estudantes.
A FGB é a parte curricular comum referente à BNCC e que todos os estudantes têm o direito de adquirir, independentemente de suas áreas de interesse. De acordo com as matrizes curriculares, todos os estados apresentam carga horária para todos os 12 componentes curriculares das 4 áreas do conhecimento.
Os Itinerários Formativos são formados por Projeto de Vida, Eletivas e Aprofundamentos. O Projeto de Vida busca apoiar o aluno na construção de um sentido para sua jornada educacional e para seu futuro, a partir de reflexões e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. As Eletivas são componentes opcionais para que os estudantes explorem diferentes temáticas e áreas do conhecimento. Os Aprofundamentos devem ser escolhidos pelos estudantes de acordo com seus interesses e permitem uma aprendizagem de novas habilidades mais focadas no que os estudantes buscam para si.
A matriz curricular apresentada na tabela abaixo é uma média da quantidade de aulas semanais que todos os estados apresentam para cada um dos 12 componentes curriculares e para as 3 partes estruturantes dos Itinerários Formativos. São consideradas 40 semanas no ano, a hora-aula compreende 50 minutos e a carga horária anual (CHA) é indicada em horas-relógio.

CHA: carga horária anual em horas-relógio;
Matriz Curricular para Ensino Médio em Tempo Parcial Diurno;
Tudo que faz parte de IF e não está identificado como Projeto de Vida e Aprofundamento foi classificado como Eletiva.

Fonte: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1F_Afcueam-8uFJhwAwczu4cg3ZfTAHeW/edit?usp=sharing&ouid=106925104331568684142&rtpof=true&sd=true

Plano de Implementação (PLI)

O Plano de Implementação do Novo Ensino Médio (PLI) é o documento norteador das redes estaduais e do Distrito Federal para implantação do Novo Ensino Médio. O PLI é citado na Portaria nº 649 de 2018 do Ministério da Educação, que institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio, e estabelece que um dos objetivos do programa é apoiar as secretarias de educação na elaboração e execução do PLI. A portaria apresenta ainda as dimensões mínimas que as redes de ensino devem incluir em seu PLI, entre elas diagnóstico da rede, cronograma e formação continuada.
Após a elaboração dos PLIs, as redes enviaram os documentos para análise da COGEM/MEC. As informações apresentadas nos gráficos abaixo estão disponíveis no caderno técnico “Análise e Sistematização dos Planos de Implementação do Novo Ensino Médio das 27 Unidades Federativas - 2022” publicado pela Coordenação Geral do Ensino Médio, do Ministério da Educação (COGEM/MEC) em dezembro de 2022. O material apresenta e analisa 21 dimensões que devem fazer parte dos PLIs.

11 Dimensões validadas no PLI (AC): Arquitetura, Governança, Estudos e Diagnósticos: Parcerias Potenciais, Estudos e Diagnósticos: Experiências de Flexibilização, Visão, Princípios, Premissas e Metas, Formação Continuada, Articulação com Parceiros, Normativos, Tecnologia da Informação, Materiais Didáticos, Estratégias para promoção da equidade urbano-rural, de gênero, social e étnico-racial

10 Dimensões não validadas no PLI (AC): Estudos e Diagnósticos: Docentes, Estudos e Diagnósticos: Infraestrutura Escolar, Estudos e Diagnósticos: Transporte Escolar, Estudos e Diagnósticos: Alimentação Escolar, Estudos e Diagnósticos: Expectativas da Comunidade Escolar, Estudos e Diagnósticos: Perspectivas do Mundo do Trabalho, Infraestrutura e Suporte, Comunicação e Mobilização, Cronograma físico-financeiro, Pessoas

Legenda

Dimensões validadas no PLI

Dimensões não validadas no PLI

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Fonte: caderno técnico "Análise e Sistematização dos Planos de Implementação do Novo Ensino Médio das 27 Unidades Federativas - 2022" (MEC)

Referencial curricular

Histórico de alinhamento dos referenciais curriculares estaduais

Alagoas alinhou seu referencial curricular em 2022

Quantidade de Redes Estaduais com referenciais curriculares alinhados

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Referencial curricular

Média da carga horária de formação geral básica e itinerários formativos no contexto regional e nacional

  • Formação geral básica
  • Itinerários formativos
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Regulamentações

Situação das regulamentações estruturantes

  • Concluídas
  • Em andamento
  • Não iniciadas / Sem informação
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Conheça as regulamentações estruturantes e os documentos relacionados

  • Concluídas
  • Em andamento
  • Não iniciadas / Sem informação

Cronograma da implementação

27 estados estão na mesma etapa

Arquitetura

27 estados estão na mesma etapa

Parcerias

4 estados estão na mesma etapa

Aproveitamento de estudos

4 estados estão na mesma etapa

Notório saber

8 estados estão na mesma etapa

Itinerário de formação técnica e profissional (EPT)

1 estados estão na mesma etapa

Progressão das aprendizagens

4 estados estão na mesma etapa

Educação a distância

2 estados estão na mesma etapa

Fonte: Conselhos Estaduais de Educação

Material didático

Escolha de livros do PNLD pelas escolas estaduais de Ensino Médio, por objeto

Número absoluto e percentual de escolas que escolheram materiais do PNLD

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Observação: Objetos 3, 4 e 5 do PNLD 2021 ainda não estão disponíveis para escolha e distribuição, conforme Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio

Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Notícias, análises e práticas

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