Matriz curricular
Alguns dos pilares do Novo Ensino Médio são a expansão de carga horária anual para o mínimo de 1000 horas e a oferta de Formação Geral Básica (FGB) e de Itinerários Formativos (IF) para os estudantes.
A FGB é a parte curricular comum referente à BNCC e que todos os estudantes têm o direito de adquirir, independentemente de suas áreas de interesse. De acordo com as matrizes curriculares, todos os estados apresentam carga horária para todos os 12 componentes curriculares das 4 áreas do conhecimento.
Os Itinerários Formativos são formados por Projeto de Vida, Eletivas e Aprofundamentos. O Projeto de Vida busca apoiar o aluno na construção de um sentido para sua jornada educacional e para seu futuro, a partir de reflexões e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. As Eletivas são componentes opcionais para que os estudantes explorem diferentes temáticas e áreas do conhecimento. Os Aprofundamentos devem ser escolhidos pelos estudantes de acordo com seus interesses e permitem uma aprendizagem de novas habilidades mais focadas no que os estudantes buscam para si.
A matriz curricular apresentada na tabela abaixo é uma média da quantidade de aulas semanais que todos os estados apresentam para cada um dos 12 componentes curriculares e para as 3 partes estruturantes dos Itinerários Formativos. São consideradas 40 semanas no ano, a hora-aula compreende 50 minutos e a carga horária anual (CHA) é indicada em horas-relógio.
CHA: carga horária anual em horas-relógio;
Matriz Curricular para Ensino Médio em Tempo Parcial Diurno;
Tudo que faz parte de IF e não está identificado como Projeto de Vida e Aprofundamento foi classificado como Eletiva.
Fonte: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/pdfs/PLIPB.pdf
Plano de Implementação (PLI)
O Plano de Implementação do Novo Ensino Médio (PLI) é o documento norteador das redes estaduais e do Distrito Federal para implantação do Novo Ensino Médio. O PLI é citado na Portaria nº 649 de 2018 do Ministério da Educação, que institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio, e estabelece que um dos objetivos do programa é apoiar as secretarias de educação na elaboração e execução do PLI. A portaria apresenta ainda as dimensões mínimas que as redes de ensino devem incluir em seu PLI, entre elas diagnóstico da rede, cronograma e formação continuada.
Após a elaboração dos PLIs, as redes enviaram os documentos para análise da COGEM/MEC. As informações apresentadas nos gráficos abaixo estão disponíveis no caderno técnico “Análise e Sistematização dos Planos de Implementação do Novo Ensino Médio das 27 Unidades Federativas - 2022” publicado pela Coordenação Geral do Ensino Médio, do Ministério da Educação (COGEM/MEC) em dezembro de 2022. O material apresenta e analisa 21 dimensões que devem fazer parte dos PLIs.
19 Dimensões validadas no PLI (AC): Arquitetura, Governança, Estudos e Diagnósticos: Docentes, Estudos e Diagnósticos: Infraestrutura Escolar, Estudos e Diagnósticos: Transporte Escolar, Estudos e Diagnósticos: Alimentação Escolar, Estudos e Diagnósticos: Parcerias Potenciais, Estudos e Diagnósticos: Expectativas da Comunidade Escolar, Estudos e Diagnósticos: Perspectivas do Mundo do Trabalho, Estudos e Diagnósticos: Experiências de Flexibilização, Visão, Princípios, Premissas e Metas, Formação Continuada, Infraestrutura e Suporte, Articulação com Parceiros, Comunicação e Mobilização, Normativos, Pessoas, Materiais Didáticos, Estratégias para promoção da equidade urbano-rural, de gênero, social e étnico-racial
2 Dimensões não validadas no PLI (AC): Cronograma físico-financeiro, Tecnologia da Informação
Dimensões validadas no PLI
Dimensões não validadas no PLI
Fonte: caderno técnico "Análise e Sistematização dos Planos de Implementação do Novo Ensino Médio das 27 Unidades Federativas - 2022" (MEC)
Histórico de alinhamento dos referenciais curriculares estaduais
Paraíba alinhou seu referencial curricular em 2020
Quantidade de Redes Estaduais com referenciais curriculares alinhados
Média da carga horária de formação geral básica e itinerários formativos no contexto regional e nacional
- Formação geral básica
- Itinerários formativos
Referencial curricular da UF:
O documento curricular apresenta exemplos de Itinerários Formativos compostos por Aprofundamento, Eletivas e Projeto de Vida. Mesmo nos exemplos classificados como Itinerários de uma única área, há a presença de unidades curriculares de componentes de outras áreas.
Há ementas de Eletivas para construção das unidades escolares.
Situação das regulamentações estruturantes
- Concluídas
- Em andamento
- Não iniciadas / Sem informação
Conheça as regulamentações estruturantes e os documentos relacionados
- Concluídas
- Em andamento
- Não iniciadas / Sem informação
Cronograma da implementação
27 estados estão na mesma etapa
Arquitetura
27 estados estão na mesma etapa
Parcerias
23 estados estão na mesma etapa
Aproveitamento de estudos
23 estados estão na mesma etapa
Notório saber
8 estados estão na mesma etapa
Itinerário de formação técnica e profissional (EPT)
26 estados estão na mesma etapa
Progressão das aprendizagens
4 estados estão na mesma etapa
Educação a distância
24 estados estão na mesma etapa
Cronograma da implementação: Concluída
27 estados estão na mesma etapa
Arquitetura: Concluída
27 estados estão na mesma etapa
Parcerias: Concluída
23 estados estão na mesma etapa
Aproveitamento de estudos: Concluída
23 estados estão na mesma etapa
Notório saber: Em andamento
8 estados estão na mesma etapa
Itinerário de formação técnica e profissional (EPT): Concluída
26 estados estão na mesma etapa
Progressão das aprendizagens: Em andamento
4 estados estão na mesma etapa
Educação a distância: Concluída
24 estados estão na mesma etapa
Fonte: Conselhos Estaduais de Educação
Escolha de livros do PNLD pelas escolas estaduais de Ensino Médio, por objeto
Número absoluto e percentual de escolas que escolheram materiais do PNLD
Observação: Objetos 3, 4 e 5 do PNLD 2021 ainda não estão disponíveis para escolha e distribuição, conforme Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio
Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)