Novo Ensino Médio

Radar BNCC e Novo Ensino Médio: notícias das últimas semanas

Currículos de EI e EFCurrículos do EMNotícias

A cada mês, você encontra um novo vídeo do Movimento pela Base com destaques das últimas semanas. As produções ficam disponíveis nesta playlist do Youtube, no Instagram e no Facebook do Movimento pela Base, e ainda diretamente aqui no Observatório da Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio. Assista abaixo e acesse os links!

Vídeo de março:

Acesse os links indicados:

Plataforma de Monitoramento do MEC
Passo a passo da inserção dos currículos na plataforma de Monitoramento
– Melhores momentos da live sobre Volta às aulas e busca ativa escolar
– Destaques da live sobre volta às aulas e implementação de currículos
– Depoimento de João Paulo Araújo, diretor de escola mineira
– Depoimento de Joselene dos Santos Silva, professora no Mato Grosso:
Indicadores dos currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental alinhados à BNCC
Indicadores dos currículos de Novo Ensino Médio

Publicações anteriores:

Vídeo de fevereiro:

Posicionamento do Movimento pela Base sobre a volta às aulas presenciais; destaques do vídeo sobre monitoramento e avaliação da implementação dos novos currículos; Guia das regulamentações: referências para os sistemas de ensino quanto ao monitoramento e avaliação da implementação dos novos currículos; Guia de implementação dos currículos alinhados à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Vídeo de janeiro:

Melhores momentos do Seminário sobre os 3 anos da BNCC da Educação Básica; análise do Unicef sobre o papel da escola na garantia dos direitos, sobre exclusão escolar e desigualdades; reportagem sobre o plano de implementação do Mato Grosso do Sul para o Novo Ensino Médio.

Vídeo sobre 1a quinzena de dezembro:

Links indicados sobre o Seminário de 3 anos da BNCC da Educação Básica: Vídeo na íntegra; Reportagem com destaques.

Vídeo sobre 2a quinzena de novembro:

Saiba mais sobre Encontro dos Embaixadores, com depoimentos de secretarias; a Curadoria de materiais de Educação Infantil:

análise sobre implementação do Novo Ensino Médio em Pernambuco,  análise sobre formação continuada dos educadores de Sergipe.

Vídeo sobre 1a quinzena de novembro:

Veja os links indicados no vídeo: destaques do vídeo “o Novo Ensino Médio na perspectiva dos implementadores“; – Curadoria de materiais de Educação Infantil; análise sobre utilização de verbas públicas e criação de escritório de projetos.

Vídeo sobre 2a quinzena de outubro:

Veja a Curadoria de materiais de Educação Infantil, uma análise do IEDE sobre avaliações diagnósticas no retorno às aulas presenciais, o relato de um professor de Rondônia sobre o trabalho com Projeto de Vida e o Formulário para atualizações do alinhamento do currículo à BNCC.

Vídeo sobre 1a quinzena de outubro:

Veja reportagem com a pesquisa realizada pelo o CAEd para acompanhar de que forma a BNCC está chegando nas escolas; destaques da transmissão ao vivo sobre a pesquisa; e relatório completo da pesquisa.

Vídeo sobre 2a quinzena de setembro:

Veja referências sobre flexibilização curricular e volta às aulas; envolvimento dos educadores para elaborar o currículo prioritário; planejamento pedagógico para o retorno às aulas presenciais em Caruaru (PE); mesa de discussão sobre a implementação dos novos currículos no Fórum da Undime e Mitos e verdades sobre o continuum curricular.

Vídeo sobre 1a quinzena de setembro:

Veja dados da pesquisa sobre acompanhamento da implementação da BNCC, realizada com mais de 24 mil profissionais da Educação pelo CAEd; destaques da transmissão ao vivo sobre políticas e práticas de alfabetização; posicionamento do Movimento pela Base sobre os editais do PNLD 2022 e 2023; análise sobre o papel dos conselhos de educação na implementação do Novo Ensino Médio; análise sobre Projeto de Vida; reportagem no Jornal Hoje sobre Projeto de Vida; relatos de duas jovens sobre a importância do trabalho com Projeto de Vida.

Vídeo de 17 de agosto: materiais didáticos, experiências e currículo de Educação Infantil

Veja os links citados no vídeo: “Roteiro de Apoio à Análise de Materiais Didáticos para a Educação Infantil, estudo “Entendendo as divergências entre a PNA e a BNCC“; destaques da transmissão ao vivo sobre implementação dos currículos de Educação Infantil alinhados à BNCC e os desafios trazidos pela pandemia; Experiência de Boa Vista (RR) para elaboração do currículo de Educação Infantil; 5 pontos sobre a proposta da BNCC para alfabetização.

Vídeo de 30 de julho: cronograma do EM, diálogo com as famílias, PNLD do Ensino Médio

Veja os links citados no vídeo: reportagem sobre o cronograma nacional de implementação do Novo Ensino Médio divulgado pelo Ministério da Educação, destaques da transmissão em vídeo sobre a formação continuada de professores e gestores escolares de Ensino Médio, artigo sobre a importância do diálogo entre as famílias e as instituições de Educação Infantil durante a pandemia, lançamento do Roteiro de apoio à análise de materiais didáticos do PNLD para o Ensino Médio, artigo assinado por Osvaldir Ramos, presidente do Foncede, sobre o olhar dos Conselhos de Educação sobre a implementação do Novo Ensino Médio.

Vídeo de 13 de julho: próximos passos para implementar currículos, alfabetização, atuação dos conselhos

Veja os destaques do vídeo da plataforma Conviva Educação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os próximos passos para a implementação dos currículos, a análise escrita por Mara Mansani, professora alfabetizadora, sobre como os currículos de cada território estão favorecendo o trabalho na educação durante a pandemia, análise da Uncme sobre a atuação dos conselhos municipais na implementação da BNCC e a importância do monitoramento das ações em cada localidade.

Vídeo de 23 de junho: formação continuada, Embaixadores, currículo de Alagoas

O papel das secretarias de educação na formação continuada dos professores, 17 textos mostrando as boas práticas dos Embaixadores da BNCC, análise escrita pela Secretaria estadual de Alagoas contando o processo de construção do referencial curricular.

Vídeo de 8 de junho: homeschooling, ensino de Matemática e competências e habilidades dos professores

Entre os destaques, a análise sobre a regulamentação do homeschooling, assinada pelo Instituto Alana, artigo do professor Luiz Felipe Lins, que narra sua experiência com ensino da Matemática por projetos, em diálogo com a BNCC, artigo assinado pela Comunidade Educativa Cedac sobre a importância de garantir que desenvolvimento e a prática das competências e habilidades propostas pela BNCC façam parte da formação e do cotidiano dos professores.

Vídeo de 17 de maio: Minas Gerais, coerência na BNCC e educação inclusiva

Veja os destaques do vídeo sobre construção e aprovação do referencial curricular de Minas Gerais para o Ensino Médio, a análise sobre importância de um sistema coerente para a implementação da BNCC, com foco na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e a publicação sobre BNCC e os materiais pedagógicos acessíveis para educação inclusiva.

Vídeo de 4 de maio: currículos, formação do Ensino Médio e BNCC no Futura

Veja o que diz o especialista e consultor em educação Dave Peck sobre pontos essenciais para que os novos currículos alinhados à BNCC sejam implementados com sucesso, leia as análises sobre o processo de transição das escolas confessionais para o modelo proposto pelo Novo Ensino Médio e sobre a formação continuada dos professores, a experiência de Manaus na formação dos professores de inglês e o Programa Debate, do Canal Futura, sobre a implementação da BNCC.

 

Vídeo de 19 de abril: avaliações, PNLD e Itaoca (SP)

Entre os temas abordados, saiba sobre os melhores momentos do vídeo ao vivo sobre avaliações e BNCC, a análise sobre edital de 2021 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o PNLD, para o Ensino Médio; e o texto sobre a experiência de Itaoca (SP) na organização da formação continuada e na construção do currículo.

Vídeo de 2 de abril: currículos na Bahia, PAR e avaliação

Entre os temas tratados, veja os melhores momentos do vídeo ao vivo sobre construção dos currículos na Bahia com participação dos professores; reportagem sobre o PAR; apresentação do Guia da Ação Avaliativa e do material Visões e princípios do Movimento pela Base para o alinhamento das avaliações à BNCC e ao Novo Ensino Médio.

 

Vídeo de 15 de março: perspectivas para 2021, Tremembé (SP) e monitoramento

Confira informações sobre o Projeto de Avaliação e Monitoramento do processo de implementação da BNCC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; a análise sobre os avanços de 2020 e as perspectivas para 2021 em relação à BNCC e ao Novo Ensino Médio, uma reportagem sobre a experiência de educação integral em Tremembé (SP); e os Indicadores dos currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental alinhados à BNCC e os Indicadores dos currículos de Novo Ensino Médio.

Vídeo de 1 de março: indicadores no Observatório, Almirante Tamandaré e continuum curricular 

No programa de estreia, falamos sobre o andamento da homologação dos currículos em municípios e estados, citando os Indicadores para Educação Infantil e Ensino Fundamental e para Novo Ensino Médio.

Entre as publicações do Observatório, citamos a experiência do município de Almirante Tamandaré (PR) sobre envolvimento da comunidade para a educação e a análise do educador João Cêpa sobre continuum curricular e flexibilização das aprendizagens.