O Movimento pela Base tem novidades!

A cada quinze dias, você encontra um novo vídeo com destaques das últimas semanas. As produções ficam disponíveis nesta playlist do Youtube, no Instagram e no Facebook do Movimento pela Base, e ainda diretamente aqui no Observatório da Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio.

Assista abaixo e acesse os links!

Acesse os links indicados no vídeo acima:

– Análise sobre a regulamentação do homeschooling, assinada pelo Instituto Alana: http://bit.ly/homeschoolingartigo

– Artigo do professor Luiz Felipe Lins, que narra sua experiência com ensino da Matemática por projetos, em diálogo com a BNCC: http://bit.ly/matematicaebncc

– Artigo assinado pela Comunidade Educativa Cedac sobre a importância de garantir que desenvolvimento e a prática das competências e habilidades propostas pela BNCC façam parte da formação e do cotidiano dos professores: http://bit.ly/competenciaseducador

– Indicadores dos currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental alinhados à BNCC: http://bit.ly/indicadoresEIEF

– Indicadores dos currículos de Novo Ensino Médio: http://bit.ly/indicadoresEM

 

Publicações anteriores:

Vídeo de 17 de maio: Minas Gerais, coerência na BNCC e educação inclusiva

Veja os destaques do vídeo sobre construção e aprovação do referencial curricular de Minas Gerais para o Ensino Médio, a análise sobre importância de um sistema coerente para a implementação da BNCC, com foco na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e a publicação sobre BNCC e os materiais pedagógicos acessíveis para educação inclusiva.

 

 

Vídeo de 4 de maio: currículos, formação do Ensino Médio e BNCC no Futura

Veja o que diz o especialista e consultor em educação Dave Peck sobre pontos essenciais para que os novos currículos alinhados à BNCC sejam implementados com sucesso, leia as análises sobre o processo de transição das escolas confessionais para o modelo proposto pelo Novo Ensino Médio e sobre a formação continuada dos professores, a experiência de Manaus na formação dos professores de inglês e o Programa Debate, do Canal Futura, sobre a implementação da BNCC.

 

Vídeo de 19 de abril: avaliações, PNLD e Itaoca (SP)

Entre os temas abordados, saiba sobre os melhores momentos do vídeo ao vivo sobre avaliações e BNCC, a análise sobre edital de 2021 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, o PNLD, para o Ensino Médio; e o texto sobre a experiência de Itaoca (SP) na organização da formação continuada e na construção do currículo.

 

Vídeo de 2 de abril: currículos na Bahia, PAR e avaliação

Entre os temas tratados, veja os melhores momentos do vídeo ao vivo sobre construção dos currículos na Bahia com participação dos professores; reportagem sobre o PAR; apresentação do Guia da Ação Avaliativa e do material Visões e princípios do Movimento pela Base para o alinhamento das avaliações à BNCC e ao Novo Ensino Médio.

 

Vídeo de 15 de março: perspectivas para 2021, Tremembé (SP) e monitoramento

Confira informações sobre o Projeto de Avaliação e Monitoramento do processo de implementação da BNCC na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; a análise sobre os avanços de 2020 e as perspectivas para 2021 em relação à BNCC e ao Novo Ensino Médio, uma reportagem sobre a experiência de educação integral em Tremembé (SP); e os Indicadores dos currículos de Educação Infantil e Ensino Fundamental alinhados à BNCC e os Indicadores dos currículos de Novo Ensino Médio.

Vídeo de 1 de março: indicadores no Observatório, Almirante Tamandaré e continuum curricular 

No programa de estreia, falamos sobre o andamento da homologação dos currículos em municípios e estados, citando os Indicadores para Educação Infantil e Ensino Fundamental e para Novo Ensino Médio.

Entre as publicações do Observatório, citamos a experiência do município de Almirante Tamandaré (PR) sobre envolvimento da comunidade para a educação e a análise do educador João Cêpa sobre continuum curricular e flexibilização das aprendizagens.