Indicadores de implementação da BNCC e do Ensino Médio

Currículo EI/EF e Ensino Médio

Sergipe

Este relatório foi gerado a partir da plataforma Observatório da implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, uma iniciativa do Movimento pela Base.

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Perfil do estado Carregando dados...

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Sergipe: Panorama geral

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EI e EF

0%
75
redes municipais com currículos alinhados à BNCC

213.842 matrículas nas redes municipais com currículos alinhados à BNCC

Acesso aos documentos e Data de homologação do referencial estadual:

29/11/2018

Ensino Médio

Referencial curricular aprovado e homologado

Carga horária mínima das escolas estaduais de Ensino Médio no estado, a partir de 2022: 3.000 horas

acesso aos documentos e Data de homologação do referencial curricular:

26/05/2021

EI e EF

Referencial curricular

Histórico de alinhamento dos currículos municipais de EI/EF

Quantidade de Redes Municipais com currículos alinhados

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Fonte: Uncme e Undime, Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais.

Referencial curricular

Redes municipais a partir do currículo escolhido

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Referencial curricular

Comparativo do alinhamento dos currículos das redes municipais à BNCC

Redes municipais que aderiram totalmente ou adaptaram o referencial curricular estadual, desenvolveram currículo autoral ou estão em processo de alinhamento no próprio estado, na região e no país.

Legenda

Aderiu totalmente ao referencial curricular estadual

Adaptou o referencial curricular estadual

Desenvolveu currículo autoral

Sem informações sobre o processo curricular

Não alinhou o currículo à BNCC

VISÃO POR ESTUDANTES POTENCIALMENTE IMPACTADOS:

VISÃO POR CURRÍCULOS:

Fonte: Uncme e Undime, Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais.

Ensino Médio

Referencial curricular

Histórico de alinhamento dos referenciais curriculares estaduais

Sergipe alinhou seu referencial curricular em 2021

Quantidade de Redes Estaduais com referenciais curriculares alinhados

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Referencial curricular

Média da carga horária de formação geral básica e itinerários formativos no contexto regional e nacional

  • Formação geral básica
  • Itinerários formativos
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Referencial curricular da UF:
As cargas horárias propostas para as atividades integradoras nos Itinerários Formativos (IF) têm caráter de sugestão, com autonomia das escolas e professores para adaptações, desde que respeitadas as legislações pertinentes ao Novo Ensino Médio. A distribuição de carga horária da Formação Geral Básica (FGB) e dos IF é uma definição das redes de ensino e instituições, desde que respeitado o mínimo de 1000h anuais, 1200h para os IF e o máximo de 1800h para FGB (art. 5º da resolução normativa nº 20, de 20 de maio de 2021 do CEE-SE). Os IF são divididos em atividades integradoras que apresentam carga horária semestral para o 2º e 3º anos. O documento apresenta conceitos e definições das normativas federais, sem detalhar a forma de oferta.

Regulamentações

Situação das regulamentações estruturantes

  • Concluídas
  • Em andamento
  • Não iniciadas / Sem informação
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Conheça as regulamentações estruturantes e os documentos relacionados

  • Concluídas
  • Em andamento
  • Não iniciadas / Sem informação

Cronograma da implementação

27 estados estão na mesma etapa

Arquitetura

27 estados estão na mesma etapa

Parcerias

23 estados estão na mesma etapa

Aproveitamento de estudos

23 estados estão na mesma etapa

Notório saber

17 estados estão na mesma etapa

Itinerário de formação técnica e profissional (EPT)

26 estados estão na mesma etapa

Progressão das aprendizagens

23 estados estão na mesma etapa

Educação a distância

24 estados estão na mesma etapa

Fonte: Conselhos Estaduais de Educação

Material didático

Escolha de livros do PNLD pelas escolas estaduais de Ensino Médio, por objeto

Número absoluto e percentual de escolas que escolheram materiais do PNLD

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Observação: Objetos 3, 4 e 5 do PNLD 2021 ainda não estão disponíveis para escolha e distribuição, conforme Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio

Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Notícias, análises e práticas

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Veja os indicadores e documentos de outros redes

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Estado
Sistema de ensino
Sistema de colaboração
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