EI e EF
Histórico de alinhamento dos currículos municipais de EI/EF
Quantidade de Redes Municipais com currículos alinhados
Fonte: Uncme e Undime, Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais.
Redes municipais a partir do currículo escolhido
Comparativo do alinhamento dos currículos das redes municipais à BNCC
Redes municipais que aderiram totalmente ou adaptaram o referencial curricular estadual, desenvolveram currículo autoral ou estão em processo de alinhamento no próprio estado, na região e no país.
Aderiu totalmente ao referencial curricular estadual
Adaptou o referencial curricular estadual
Desenvolveu currículo autoral
Sem informações sobre o processo curricular
Não alinhou o currículo à BNCC
VISÃO POR ESTUDANTES POTENCIALMENTE IMPACTADOS:
VISÃO POR CURRÍCULOS:
Fonte: Uncme e Undime, Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais.
Ensino Médio
Histórico de alinhamento dos referenciais curriculares estaduais
Sergipe alinhou seu referencial curricular em 2021
Quantidade de Redes Estaduais com referenciais curriculares alinhados
Média da carga horária de formação geral básica e itinerários formativos no contexto regional e nacional
- Formação geral básica
- Itinerários formativos
Referencial curricular da UF:
As cargas horárias propostas para as atividades integradoras nos Itinerários Formativos (IF) têm caráter de sugestão, com autonomia das escolas e professores para adaptações, desde que respeitadas as legislações pertinentes ao Novo Ensino Médio. A distribuição de carga horária da Formação Geral Básica (FGB) e dos IF é uma definição das redes de ensino e instituições, desde que respeitado o mínimo de 1000h anuais, 1200h para os IF e o máximo de 1800h para FGB (art. 5º da resolução normativa nº 20, de 20 de maio de 2021 do CEE-SE). Os IF são divididos em atividades integradoras que apresentam carga horária semestral para o 2º e 3º anos. O documento apresenta conceitos e definições das normativas federais, sem detalhar a forma de oferta.
Situação das regulamentações estruturantes
- Concluídas
- Em andamento
- Não iniciadas / Sem informação
Conheça as regulamentações estruturantes e os documentos relacionados
- Concluídas
- Em andamento
- Não iniciadas / Sem informação
Cronograma da implementação
27 estados estão na mesma etapa
Arquitetura
27 estados estão na mesma etapa
Parcerias
23 estados estão na mesma etapa
Aproveitamento de estudos
23 estados estão na mesma etapa
Notório saber
17 estados estão na mesma etapa
Itinerário de formação técnica e profissional (EPT)
26 estados estão na mesma etapa
Progressão das aprendizagens
23 estados estão na mesma etapa
Educação a distância
24 estados estão na mesma etapa
Cronograma da implementação: Concluída
27 estados estão na mesma etapa
Arquitetura: Concluída
27 estados estão na mesma etapa
Parcerias: Concluída
23 estados estão na mesma etapa
Aproveitamento de estudos: Concluída
23 estados estão na mesma etapa
Notório saber: Concluída
17 estados estão na mesma etapa
Itinerário de formação técnica e profissional (EPT): Concluída
26 estados estão na mesma etapa
Progressão das aprendizagens: Concluída
23 estados estão na mesma etapa
Educação a distância: Concluída
24 estados estão na mesma etapa
Fonte: Conselhos Estaduais de Educação
Escolha de livros do PNLD pelas escolas estaduais de Ensino Médio, por objeto
Número absoluto e percentual de escolas que escolheram materiais do PNLD
Observação: Objetos 3, 4 e 5 do PNLD 2021 ainda não estão disponíveis para escolha e distribuição, conforme Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio
Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)