EI e EF
Histórico de alinhamento dos currículos municipais de EI/EF
Quantidade de Redes Municipais com currículos alinhados
Fonte: Uncme e Undime, Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais.
Redes municipais a partir do currículo escolhido
Comparativo do alinhamento dos currículos das redes municipais à BNCC
Redes municipais que aderiram totalmente ou adaptaram o referencial curricular estadual, desenvolveram currículo autoral ou estão em processo de alinhamento no próprio estado, na região e no país.
Aderiu totalmente ao referencial curricular estadual
Adaptou o referencial curricular estadual
Desenvolveu currículo autoral
Sem informações sobre o processo curricular
Não alinhou o currículo à BNCC
VISÃO POR ESTUDANTES POTENCIALMENTE IMPACTADOS:
VISÃO POR CURRÍCULOS:
Fonte: Uncme e Undime, Secretarias e Conselhos Estaduais e Municipais.
Ensino Médio
Histórico de alinhamento dos referenciais curriculares estaduais
São Paulo alinhou seu referencial curricular em 2020
Quantidade de Redes Estaduais com referenciais curriculares alinhados
Média da carga horária de formação geral básica e itinerários formativos no contexto regional e nacional
- Formação geral básica
- Itinerários formativos
Referencial curricular da UF:
O currículo paulista apresenta uma estrutura básica para a Formação Geral Básica (FGB) e para os Itinerários Formativos (IF). As especificações de carga horária e exemplos de aprofundamentos são encontrados nos documentos auxiliares à implementação. Há diferentes matrizes, a depender do modelo que será ofertado e cursado pelo estudante. Há possibilidade de IF nas áreas do conhecimento, híbrido entre áreas do conhecimento e qualificação profissional (Novotec Expresso) e formação em curso técnico (Novotec Integral). O programa Inova Educação engloba Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia e Inovação. Além desses, o estado oferta dentro dos IF orientações de estudos e língua inglesa. Não há exemplo de eletivas nos documentos; elas serão desenvolvidas e ofertadas de acordo com cada escola.
Situação das regulamentações estruturantes
- Concluídas
- Em andamento
- Não iniciadas / Sem informação
Conheça as regulamentações estruturantes e os documentos relacionados
- Concluídas
- Em andamento
- Não iniciadas / Sem informação
Cronograma da implementação
27 estados estão na mesma etapa
Arquitetura
27 estados estão na mesma etapa
Parcerias
23 estados estão na mesma etapa
Aproveitamento de estudos
23 estados estão na mesma etapa
Notório saber
17 estados estão na mesma etapa
Itinerário de formação técnica e profissional (EPT)
26 estados estão na mesma etapa
Progressão das aprendizagens
23 estados estão na mesma etapa
Educação a distância
24 estados estão na mesma etapa
Cronograma da implementação: Concluída
27 estados estão na mesma etapa
Arquitetura: Concluída
27 estados estão na mesma etapa
Parcerias: Concluída
23 estados estão na mesma etapa
Aproveitamento de estudos: Concluída
23 estados estão na mesma etapa
Notório saber: Concluída
17 estados estão na mesma etapa
Itinerário de formação técnica e profissional (EPT): Concluída
26 estados estão na mesma etapa
Progressão das aprendizagens: Concluída
23 estados estão na mesma etapa
Educação a distância: Concluída
24 estados estão na mesma etapa
Fonte: Conselhos Estaduais de Educação
Escolha de livros do PNLD pelas escolas estaduais de Ensino Médio, por objeto
Número absoluto e percentual de escolas que escolheram materiais do PNLD
Observação: Objetos 3, 4 e 5 do PNLD 2021 ainda não estão disponíveis para escolha e distribuição, conforme Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio
Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)