Ensino Médio

Ensino Médio: boas práticas, análises e materiais de apoio para educadores, gestores e Conselhos de Educação

Análises e contextos
Ferramenta de monitoramento identifica desafios na implementação do Novo Ensino Médio | Observatório Movimento Pela Base

Discutido desde 2012, o Novo Ensino Médio é um modelo para levar os jovens de volta à escola, despertar o interesse deles pelos estudos, conectá-los ao mundo real e atual. Entrou em vigor com a Medida Provisória 13.415, em 2017, conhecida como “Reforma do Ensino Médio”, estabelecendo mudanças estruturais para a etapa – incluindo pilares que vinham sendo discutidos anteriormente. Oferece aprendizagens significativas e motivadoras, tem foco no desenvolvimento integral do aluno, promove o protagonismo e o desenvolvimento de seu projeto de vida e amplia a jornada escolar. A implementação está avançando, muito esforço tem sido feito, e a mudança está acontecendo em ciclos contínuos de melhorias. A Reforma precisa de continuidade, monitoramento e aprimoramento. 

O Movimento pela Base acredita que existem princípios fundamentais para que o Novo Ensino Médio avance. Há uma grande lacuna entre a proposta do Novo Ensino Médio e a forma como ela vem sendo implementada na prática. Ainda assim, consideramos que a nova estrutura, embora desafiadora, aponta na direção certa para garantir aos jovens uma educação mais significativa, interessante e que oferece mais protagonismo e opções de futuro. Para nós, alguns princípios fundamentais e inegociáveis presentes nessa nova estrutura são: 1) A existência de aprendizagens essenciais, que têm como referência a BNCC. 2) A flexibilização, ou seja, a possibilidade de os jovens escolherem caminhos e aprofundamentos convergentes com seus talentos e vocações. 3) a ampliação da jornada escolar e 4) a integração com o mundo do trabalho. Entre os pontos de maior atenção da implementação, destacamos a forma desigual como o processo avança entre estados, a falta de normativas claras e de uma coordenação nacional que direcionem o trabalho de secretarias e escolas.

O modelo anterior de Ensino Médio brasileiro não dialogava com as juventudes, pois tinha um currículo rígido e fragmentado – um dos elementos responsáveis pelas altas taxas de evasão e abandono escolar e pela defasagem das aprendizagens da etapa até então. Em 2019, no modelo antigo do Ensino Médio, apenas 10% dos jovens terminavam a etapa com aprendizagem adequada em matemática e 37% em português. O Novo Ensino Médio propõe uma forma de aprendizagem conectada aos novos tempos, mais focada no protagonismo dos jovens e em seu desenvolvimento em todos os aspectos de sua vida, muito além do conteúdo em si ensinado em sala de aula. Mas com as novidades, surgem novos desafios. 

Reunimos aqui uma série com 41 materiais que ajudam no processo de implementação das mudanças do Ensino Médio e inspiram ações que podem ser colocadas em prática em sua escola ou rede. Os materiais estão divididos entre boas práticas, análises, depoimentos, artigos e materiais de apoio, produzidos pelo Movimento pela Base e por organizações e especialistas parceiros.

 

Boas práticas de escolas e redes de ensino: como está sendo a implementação do Ensino Médio na prática, em cada região do país

Região Norte

Experiência de um professor de Projeto de Vida de Rondônia.

Implementação do Novo Ensino Médio no Tocantins

Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio do Pará

(veja mais experiências do Norte no item abaixo, “Ensino Médio em vídeo”)

Região Nordeste

Novo Ensino Médio: itinerários de formação técnica e profissional na Paraíba.

Projeto de vida: de olho no futuro, agindo no presente. Depoimentos de estudantes de Alagoas e Goiás.

Gentileza, saúde mental, protagonismo: o trabalho com Projeto de Vida em uma escola de São Francisco (SE).

Inovação e empreendedorismo para fazer os sonhos acontecerem: experiência de uma educadora da Paraíba.

Projetos de vida no centro do trabalho pedagógico: experiência de educador de Sergipe.

Janaina Barros, gestora escola baiana, fala sobre o trabalho em sua escola com as eletivas:

Construção do Novo Ensino Médio em Pernambuco: princípios para elaboração dos itinerários formativos.

Construção do novo ensino médio em Pernambuco: um olhar sobre os itinerários formativos.

Implementação do currículo do Novo Ensino Médio em Pernambuco: formação de professores. Por Ana Coelho Vieira Selva, secretaria de Educação de Pernambuco-SEE/PE e Universidade Federal de Pernambuco/UFPE, Durval Paulo Gomes Júnior (SEE/PE), Alison Fagner de Souza e Silva (SEE/PE) e Ana Carolina Ferreira de Araújo (SEE/PE)

“Pôr o jovem no centro do processo é muito mais fácil do que você imagina!”, conforme professor de Sergipe.

Região Centro-oeste

Entenda como as normativas do Novo Ensino Médio apoiam a implementação da BNCC e do novo currículo e veja a experiência de Goiás.

Como Mato Grosso do Sul organizou o Plano de Implementação do Novo Ensino Médio.

Formação continuada dos educadores do Distrito Federal para o Novo Ensino Médio.

Projeto de vida: de olho no futuro, agindo no presente. Depoimentos de estudantes de Alagoas e Goiás.

(veja mais experiências do Centro-Oeste no item abaixo, “Ensino Médio em vídeo”)

Região Sudeste

A implementação progressiva do Novo Ensino Médio no Espírito Santo.

Cadernos de recomposição das aprendizagens em Minas Gerais apoiam implementação do currículo alinhado à BNCC. 

Desafios e perspectivas: a construção do Novo Ensino Médio no Paraná

Mesmo com a pandemia, precisamos avançar. Por Rossieli Soares, Secretário de Educação do Estado de São Paulo.

(veja mais experiências do Sudeste no item abaixo, “Ensino Médio em vídeo”)

Região Sul

Desafios e perspectivas: a construção do Novo Ensino Médio no Paraná

“Nas aulas de Matemática, os estudantes são cidadãos ativos do seu conhecimento”, diz professora do Rio Grande do Sul.

No áudio abaixo, depoimento sobre o Ensino Médio no Paraná:

(veja mais experiências do Sul no item abaixo, “Ensino Médio em vídeo”)

Ensino Médio em vídeo: discussões de especialistas e redes de ensino

A formação dos educadores do Ensino Médio. Transmitido em julho de 2021, com a participação de Cléa Ferreira (Gerente de Currículo e Formação do Instituto Reúna); Marcelo Jerônimo (coordenador da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da Secretaria Estadual de São Paulo) e Leticia Vieira (Gerente de Educação do Ensino Médio e Profissional da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina).

Avanços e desafios do Ensino Médio. Transmitido em abril de 2023, com Gabriel Barreto Corrêa (diretor de Políticas Públicas do Todos pela Educação), Hélio Daher (Secretário de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul) e João Paulo Cêpa (gerente de Articulação e Advocacy no Movimento pela Base). Veja abaixo na íntegra:

Pesquisas que retratam como a implementação do Novo Ensino Médio está ocorrendo

Pesquisa qualitativa traz impressões de professores sobre o Novo Ensino Médio. 

Pesquisa revela quais são os desejos e as necessidades dos jovens do Ensino Médio.

Pesquisa realizada com 2 mil estudantes mostra percepção sobre Novo Ensino Médio.

Conselhos de Educação: artigos e materiais de apoio 

O olhar dos Conselhos de Educação sobre a implementação do Novo Ensino Médio. Por Osvaldir Ramos, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede).

O papel dos Conselhos de Educação na implementação do Novo Ensino Médio. Por Marcia Adriana de Carvalho, presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEED/RS) e coordenadora do Comitê nacional de discussão e acompanhamento das políticas de Educação Básica do Foncede. 

Três materiais para apoiar os conselhos de educação na implementação do Novo Ensino Médio.

Materiais de apoio para professores, secretarias e gestores

Novo Ensino Médio: Materiais de apoio à implementação para secretarias, gestores e professores.

Material reúne princípios e orientações para a implementação da educação integral. 

Curso online “Novo Ensino Médio: o que é e como levá-lo para a sala de aula”.

Depoimentos de especialistas e educadores de Ensino Médio

Visão do Conselho Nacional de Educação, com Suely Menezes:

Pedro Flexa, gestor escolar, membro do Conselho Estadual do Rio de Janeiro, da ABE, do Sinep-Rio e da Fenep, fala sobre os pontos positivos do Novo Ensino Médio e sobre o status atual da implementação:

Kátia Smole, do Instituto Reúna, fala sobre aprendizagem dos estudantes:

Desafio na formação dos professores, por Kátia Smole:

Com a palavra, os Conselhos Estaduais de Educação:

 

Análises assinadas por especialistas sobre diversos aspectos do Ensino Médio

Projeto de Vida: objetivos e etapas para os estudantes alcançarem seus sonhos. Por Thereza Paes Barreto, Diretora Pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).

Ferramenta de monitoramento identifica desafios de estados na implementação do Novo Ensino Médio. Por Hugo Bovareto, Analista de Inteligência de Dados do Movimento pela Base.

Na direção certa: como implementar os Itinerários Formativos do Ensino Médio. Por Kátia Stocco Smole, diretora executiva do Instituto Reúna e Daniel Cordeiro, analista sênior do Instituto Reúna.

BNCC e formação continuada dos professores do Ensino Médio. Por Roberta Guedes, Gerente da Câmara de Educação Básica da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

Novo Ensino Médio: desafios e possibilidades. Por Iolene Lima, educadora e membro da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE).

PNLD: materiais didáticos para o Novo Ensino Médio. Por Ângelo Xavier, presidente da Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional (Abrelivros) e Silvia Panazzo, diretora presidente da Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos (Abrale)

Desafios e perspectivas para a implantação do Novo Ensino Médio. Por Osvaldir Ramos, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede)

Desafios e oportunidades do PNLD para o Ensino Médio,por Carlos Lordelo, Coordenador de Projetos do Movimento Pela Base

O impacto do Novo Ensino Médio para os jovens. Por Miguel Thompson, professor de História e Diretor Acadêmico na Fundação Santillana e membro do Movimento Pela Base

O que é preciso garantir para a implementação do Novo Ensino Médio. Por Cecilia Motta, secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed

Podcasts interdisciplinares para uma aprendizagem acessível. Por professor Santana, de Campo Grande (MS).

Ensino Médio em profundidade: série de 10 vídeos que explora a arquitetura curricular, as principais mudanças da etapa e cada uma das áreas.

Veja o primeiro deles e os demais neste link: