Em 2022, comemoramos dois anos do Observatório da Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio. Os números mostram crescimento em relação aos usuários que nos acompanham – 119% de usuários únicos a mais do que em 2021 – e um total de 448 mil acessos – mais do que o dobro do ano anterior. Agradecemos pela companhia e esperamos que os conteúdos relacionados à implementação das políticas públicas de educação estejam sendo relevantes!

Elencamos a seguir alguns dos destaques do ano para que você possa relembrar ou conhecer:

– Nas áreas de Indicadores para Educação Infantil e Ensino Fundamental, e de Ensino Médio, demos transparência ao processo de implementação e alinhamento dos currículos e disponibilizamos as regulamentações. De acordo com o levantamento feito pelo Movimento pela Base, o alinhamento para Educação Infantil e Ensino Fundamental nas redes municipais é de 99,9% e, nas estaduais, de 100%. No Ensino Médio, 100% dos currículos estão alinhados. É possível ainda acompanhar em uma única página os dados por estado em todas as etapas e baixá-los em PDF (neste exemplo, a página da Bahia).

– Em 2022 lançamos o Editorial indicando mensalmente os avanços e as iniciativas em atraso ou equivocadas, conforme o posicionamento do Movimento pela Base.

– Os conteúdos organizados na área de Análises e Práticas também cresceu, com 76 novas publicações! Construímos textos mostrando experiências ligadas à implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio em 17 estados, publicamos análises exclusivas  de 20 autores de 16 instituições. Entre as notícias, a sobre avaliações na educação básica, recomposição das aprendizagens, Educação de Jovens e Adultos,  e o posicionamento sobre Ensino Domiciliar.

– A área de Pesquisas agora exibe nove novas pesquisas realizadas em 2022, como a das intervenções curriculares e a de coerência educacional.

– O trabalho realizado por cada um dos 15 membros do grupo Embaixadores da BNCC também foi compartilhado no Observatório, como o depoimento sobre Alfabetização em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul, a formação continuada em Almirante Tamandaré (Paraná), Goiânia e Araguaína (Tocantins), a construção coletiva em Santa Catarina  e o trabalho em Brasiléia (Acre).

– Também realizamos diversos vídeos! Foram oito bate-papos ao vivo com um total de 54 mil visualizações (veja a playlist aqui)  e a série de vídeos Radar BNCC e Novo Ensino Médio  que, com um formato ágil e linguagem simples, trouxe atualizações mensais das nossas ações e do andamento das políticas.

Em 2023, o trabalho continua! Agradecemos, novamente, pela parceria.