Você já sabe que a BNCC, Base Nacional Comum Curricular, vale para toda a Educação Básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio. Já sabe que ela determina as aprendizagens essenciais que são direito de todos os estudantes, indicando os conhecimentos, habilidades e competências que devem ser desenvolvidos em cada etapa.
É preciso mobilização, dedicação e conhecimento de muita gente para que a BNCC se torne realidade nas escolas de todo o Brasil.
Desde a aprovação do texto, em dezembro de 2017, muito trabalho foi feito por centenas de profissionais nas secretarias de educação de todo o Brasil, que se debruçaram sobre a reelaboração dos currículos alinhados à BNCC, repensaram a formação de professores, apoiaram as escolas na adequação dos Projetos Políticos Pedagógicos e ainda tiveram que se reorganizar no contexto imposto pela pandemia de Covid-19, que suspendeu as aulas presenciais e impôs ainda mais desafios à aprendizagem.
Há inúmeros bons exemplos de como todos esses processos foram conduzidos. Para compartilhar essas boas práticas, conhecer as experiências diversas em todas as regiões do país, valorizar e fortalecer a atuação de quem atua no dia a dia, ano a ano, com a implementação da BNCC, apresentamos os Embaixadores da BNCC, um grupo formado por técnicos municipais e estaduais de todo o Brasil mobilizados pela mesma causa que acreditamos: a implementação da BNCC como caminho para garantir uma educação de qualidade e com mais equidade para todos os estudantes do Brasil.
A diversidade é uma característica importante do grupo dos Embaixadores. Temos representantes de todas as regiões do Brasil que, além da experiência com a implementação da BNCC, trazem na bagagem diferentes realidades – vivências em redes de grande porte e em redes menores; em escolas ribeirinhas e quilombolas; em grandes centros urbanos e em zonas rurais. A ideia é estabelecer um fórum para trocas de boas práticas de implementação, mostrando caminhos possíveis para seus colegas se inspirarem e, ao mesmo tempo, passar por formações e apoio técnico para aprimorar ainda mais seu trabalho.
Conheça abaixo, as histórias de cada um, e acompanhe as novidades sobre o programa pelas nossas redes sociais:
Construção curricular e educação integral em Manaus (AM) – Vera Lúcia Lima da Silva
Adequações no currículo e nas orientações para a Educação Infantil em Araguaína (TO) – Lucileda Vieira Sobrinho
Formação dos educadores de Goiânia (GO): ações permanentes e adequadas ao contexto – Cíntia Camilo
Adequação dos projetos político pedagógicos ao currículo em Carmo do Cajuru (MG) – Juliana Gomes Chagas
Em Canarana (MT), o estudo da BNCC e do currículo é constante – Elaine Noeli Elsenbach
Regime de colaboração no estado de Santa Catarina para construção dos currículos -Sônia Fachini
A implementação do currículo em Brasiléia (AC) – Jesus Bispo
O percurso para a construção do currículo de São Francisco de Paula (RS) – Simone Mumbach
Em Mundo Novo (BA), professor e gestor têm formação e implementam o currículo – Ana Lúcia Santos
Formação dos educadores alinhada ao currículo em João Neiva (ES) – Claudia Rampinelli
Currículo comum para nove municípios do Maranhão – Maria Gorethi dos Santos Camelo
Parceria no Mato Grosso do Sul para elaboração do currículo e formação dos professores – José Flávio Rodrigues Siqueira
Formação continuada dos professores alinhada ao currículo em Igarassu (PE) – Fábio Belarmino
Ações articuladas entre rede estadual e municípios do Piauí – Gabriela Santos Oliveira
Currículo, formação de professores e construção de material em Aracaju (SE) – Ana Débora Lima de França
Em Santos (SP), investigação e pesquisa de olho nas habilidades e competências – Fabrício Cruz
Formação continuada para os coordenadores pedagógicos de Almirante Tamandaré (PR) – Vera von Kriger