Você já sabe que a BNCC, Base Nacional Comum Curricular,  vale para toda a Educação Básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio. Já sabe que ela determina as aprendizagens essenciais que são direito de todos os estudantes, indicando os conhecimentos, habilidades e competências que devem ser desenvolvidos em cada etapa. 

É preciso mobilização, dedicação e conhecimento de muita gente para que a BNCC se torne realidade nas escolas de todo o Brasil.

Desde a aprovação do texto, em dezembro de 2017, muito trabalho foi feito por centenas de profissionais nas secretarias de educação de todo o Brasil, que se debruçaram sobre a reelaboração dos currículos alinhados à BNCC, repensaram a formação de professores, apoiaram as escolas na adequação dos Projetos Políticos Pedagógicos e ainda tiveram que se reorganizar no contexto imposto pela pandemia de Covid-19, que suspendeu as aulas presenciais e impôs ainda mais desafios à aprendizagem.

Há inúmeros bons exemplos de como todos esses processos foram conduzidos. Para compartilhar essas boas práticas, conhecer as experiências diversas em todas as regiões do país, valorizar e fortalecer a atuação de quem atua no dia a dia, ano a ano, com a implementação da BNCC, apresentamos os Embaixadores da BNCC, um grupo formado por técnicos municipais e estaduais de todo o Brasil mobilizados pela mesma causa que acreditamos: a implementação da BNCC como caminho para garantir uma educação de qualidade e com mais equidade para todos os estudantes do Brasil.

A diversidade é uma característica importante do grupo dos Embaixadores. Temos representantes de todas as regiões do Brasil que, além da experiência com a implementação da BNCC, trazem na bagagem diferentes realidades – vivências em redes de grande porte e em redes menores; em escolas ribeirinhas e quilombolas; em grandes centros urbanos e em zonas rurais. A ideia é estabelecer um fórum para trocas de boas práticas de implementação, mostrando caminhos possíveis para seus colegas se inspirarem e, ao mesmo tempo, passar por formações e apoio técnico para aprimorar ainda mais seu trabalho.

Conheça abaixo, as histórias de cada um, e acompanhe as novidades sobre o programa pelas nossas redes sociais:

Construção curricular e educação integral em Manaus (AM) – Vera Lúcia Lima da Silva

Adequações no currículo e nas orientações para a Educação Infantil em Araguaína (TO) – Lucileda Vieira Sobrinho

Formação dos educadores de Goiânia (GO): ações permanentes e adequadas ao contexto – Cíntia Camilo

Adequação dos projetos político pedagógicos ao currículo em Carmo do Cajuru (MG) – Juliana Gomes Chagas

Em Canarana (MT), o estudo da BNCC e do currículo é constante – Elaine Noeli Elsenbach

Regime de colaboração no estado de Santa Catarina para construção dos currículos -Sônia Fachini

A implementação do currículo em Brasiléia (AC) – Jesus Bispo

O percurso para a construção do currículo de São Francisco de Paula (RS) – Simone Mumbach

Em Mundo Novo (BA), professor e gestor têm formação e implementam o currículo – Ana Lúcia Santos

Formação dos educadores alinhada ao currículo em João Neiva (ES) – Claudia Rampinelli

Currículo comum para nove municípios do Maranhão – Maria Gorethi dos Santos Camelo

Parceria no Mato Grosso do Sul para elaboração do currículo e formação dos professores – José Flávio Rodrigues Siqueira

Formação continuada dos professores alinhada ao currículo em Igarassu (PE) – Fábio Belarmino

Ações articuladas entre rede estadual e municípios do PiauíGabriela Santos Oliveira

Currículo, formação de professores e construção de material em Aracaju (SE) – Ana Débora Lima de França

Em Santos (SP), investigação e pesquisa de olho nas habilidades e competências – Fabrício Cruz

Formação continuada para os coordenadores pedagógicos de Almirante Tamandaré (PR) – Vera von Kriger

 

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